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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nenhum curso teve boa avaliação no Pará

 

 

Sexta-Feira, 14/01/2011
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). Do Pará foram avaliadas 30 instituições.
Nenhum dos cursos teve conceito entre bom e ótimo. Quinze ficaram na faixa do razoável e 11 foram avaliados como insatisfatórios. Em todo Brasil foram analisados 2.137 instituições em 2009. Quase 40% obtiveram resultados insatisfatórios.
QUALIDADE
O indicador avalia faculdades, centros universitários ou universidades a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5 como bons.
Do total de instituições avaliadas, 12 obtiveram nota 1, a menor possível. Elas já estão submetidas a um processo de supervisão. Assim que tiver início o semestre letivo, as instituições serão visitadas por avaliadores do MEC e podem ser descredenciadas ou assinar termos de compromisso para sanar as deficiências encontradas. As 12 faculdades com nota 1 representam 0,67% do total avaliado e as que receberam nota 2, 38,32%. Do Pará a única que tirou nota 1 foi a Faculdade Pan-Americana.
Todas as instituições de ensino superior com IGC inferior a 3 serão visitadas pela comissão de supervisão do MEC. Esse grupo formado por especialistas analisa as condições da oferta de ensino considerando o regime de trabalho e a titulação do corpo docente, a infraestrutura e os projetos pedagógicos. A partir desse diagnóstico poderá ser firmado um termo de compromisso com medidas para superar as deficiências, entre elas a redução de vagas ou a suspensão de novos ingressos. Se essas orientações não forem observadas, a instituição pode ser descredenciada.
Em todo o Brasil, a maior parte (52,7%) das IES avaliadas obteve conceito 3, considerado razoável. Apenas 25 universidades podem ser consideradas de excelência, com nota 5 - 1,39% do total avaliado. As IES com nota 4, também desempenho considerado satisfatório, representam apenas 6,92%.
Há ainda 344 IES sem conceito, que representam 16,1% do total. Um estabelecimento de ensino fica sem conceito quando a amostra de alunos ou cursos participantes das avaliações que compõem o IGC é considerada insuficiente (Diário do Pará, com informações da Agência Brasil).

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