Blogroll

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

POR QUE O ADMINISTRADOR PRECISA SABER SOBRE ECONOMIA

 

 

A economia de um país, conhecida como macroeconomia, pode influenciar a situação financeira de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. Apesar de que dependendo das transformações econômicas que ocorrem todas sofrem mais ou menos os impactos.
Uma crise econômica em um país que está a milhares de distância do Brasil pode afetar a saúde econômica de uma empresa aqui. Hoje isto está cada vez mais frequente devido à conhecida Globalização, a qual tem encurtado as distâncias entre as pessoas e as empresas.
Devido a esta situação contemporânea da economia mundial é que se deve a importância imprescindível ao administrador ficar atento à situação econômica do país, como também a do planeta.
Uma variação na taxa básica de juros, por exemplo, pode influenciar o caixa da empresa e a possibilidade de empréstimos para investir no crescimento desta.
O índice de consumo esperado para um determinado período na região de atuação da empresa pode mostrar uma abertura ou ampliação de mercado para ela, por exemplo.
Tudo isso, exige do administrador atualização constante sobre o ambiente externo à empresa.
Esta visão para o ambiente externo da empresa se iniciou com a abordagem da teoria dos sistemas que revelou esta necessidade cada vez mais importante de o administrador olhar para as mudanças externas à organização, a qual é vital para a saúde financeira desta.
Por isso, os gestores precisam conhecer, ao menos, um pouco sobre como funciona a economia de uma região, do país onde estão localizadas as suas empresas, e até a mundial. Pois este conjunto de fatores econômicos são determinantes para a permanência da organização no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário