(Foto: Mari Chiba)
Para algumas entidades religiosas, como as de origem cristã, o Natal é o período mais importante do ano. A data comemorativa é marcada por reflexões sobre o nascimento de Jesus Cristo. Porém, para outras religiões, o dia é tido como outro qualquer do ano, sem se submeter a rituais característicos do período.
Os católicos, que representam grande parte da população brasileira, vivem um momento de preparação para comemorar o aniversário de Jesus, como a realização de missas e novenas. “O Natal começa na vigília, que é a celebração nas igrejas do nascimento de Jesus”, diz o padre José Maria Ribeiro, vigário da paróquia de Santa Rita.
De acordo com o padre, o Natal tem sentido de solidariedade para os católicos. “No Natal, celebramos e conquistamos a solidariedade de Jesus para conosco”, conta. Outro ritual da época é a ceia, que as famílias costumam realizar no dia de Natal. “A ceia é para lembrar o grande exemplo que mudou a história da humanidade, quando Jesus veio para acabar com a fome dos homens”.
Muitos dos símbolos presentes durante o período natalino também possuem significado para os católicos. Como exemplos estão as luzes coloridas, os enfeites e a tradicional troca de presentes. “As luzes representam Jesus como a luz do mundo. O enfeite, como a guirlanda, simboliza a coroa de espinhos que foi colocada em Cristo e os presentes representam o grande presente que recebemos, que é Jesus. Por isso, não podemos nos lembrar só do aspecto material do presente”. Leia mais no Diário do Pará
0 comentários:
Postar um comentário